Chief happiness, o profissional da felicidade chega às empresas

Este novo conceito propõe uma virada radical na gestão de pessoas

É possível ser feliz no trabalho? Sim, para alguns. E esta é a responsabilidade de uma nova figura que apareceu na gestão de Recursos Humanos: a «chefe felicidade» (diretor da Felicidade). Um novo profissional que está incorporando grandes e pequenas empresas preocupadas em estragar seus funcionários. Não é uma utopia ou uma moda. É uma tendência que vem dos Estados Unidos para ficar, porque novos ares entram nesses departamentos que lidam com pessoas. De fato. Um estudo publicado pela consultoria Watson (Global Worcforce Study) conclui que, para melhorar a produtividade nas empresas, seus trabalhadores devem ser felizes.

E isso já está convencido de alguns empresários e CEOs, que estão introduzindo em suas organizações a figura da “felicidade principal” para alcançá-lo. Isto é o que aconteceu em Habitissimo.es. O fundador desta plataforma e seu atual CEO, Jordi Ber. Ela confiou a Lidia Nicolau a difícil missão de fazer com que seus funcionários se sentissem bem no trabalho. “Ele não queria uma empresa onde seus funcionários não fossem felizes e não pudessem se desenvolver.” Conta Nicolau.

Do nada, esse psicólogo começou a construir o que poderia ser o equivalente a um departamento de Recursos Humanos. mas não usar. Ele tentou desmistificar os estigmas que muitas vezes carregam essas seções. «Assustar funcionários de RH.

Eles têm que resolver problemas. apagar incêndios. faça as folhas de pagamento … Eles perdem muita capacidade. quando eles podem contribuir com muitas outras coisas ». explica o diretor de Pessoas, Felicidade e Cultura do Habitissimo.com. Trabalhar sem stress Nicolua é muito claro sobre a sua função: “Trabalhamos na motivação, que as pessoas se sintam confortáveis, que não sofrem stress … para que se dediquem a inovar, a serem mais criativas e a se concentrarem no seu trabalho.

O valor de uma empresa é o povo, se cuidarmos deles e eles estiverem felizes, eles cuidam melhor do cliente, contribuem com ideias, soluções … É em benefício da empresa “, explica. Neste caso. Habitissimo.com cuida até da saúde dos seus colaboradores: oferece fruta gratuita, salas de descanso … «Temos as instalações mais confortáveis ​​e pessoais possíveis, com espaços abertos.